09 junho 2011

Pudim de chocolate branco e limão

Olha quem voltou!!
Gente, tenho cozinhado bastante, mas sempre esqueço de fotografar e postar. Mas hoje voltei e espero que seja para ficar! Primeiramente, venho com uma receita tirada do Technicolor Kitchen e uma das minhas combinações preferidas: chocolate branco com algo "azedinho". Quase morri de prazer gastronômico quando comi o Cupcake de Maracujá com Ganache de Chocolate Branco, então imaginem como fiquei com esse pudim... Na receita original, ela fez em mini-forminhas, o que fica mil vezes mais fofinho. Mas eu, rhyca do jeito que sou, usei uma forma de pudim tradicional. O pudim fica baixinho, mas fica delicioso demais. E com aquela consistência "de flan" que eu adoro. Bom, vamos para a receita:

Pudim de Chocolate Branco e Limão
(usei uma xícara de 240ml para medir)

Pudim:
  •  2 xícaras (480ml) de leite integral (ACHO que pode ser qualquer um, mas usei integral pra garantir)
  •  3 colheres (sopa) de açúcar refinado
  •  raspas da casca de 3 limões
  •  3 ovos grandes
  •  170g de chocolate branco, bem picadinho (eu recomendo picar bem mesmo. Eu fiquei com preguiça de picar, taquei tudo inteiro e não ficou muito legal).

Aqueça o leite, o açúcar e as raspas de limão em uma panela média, em fogo baixo, mexendo até dissolver o açúcar. Quando começar a ferver, retire do fogo, cubra e deixe em infusão por 30 minutos. Enquanto isso, prepare o caramelo (modo de preparo logo abaixo).
Pré-aqueça o fogo a 165ºC. Reaqueça a mistura de leite e açúcar em fogo médio até começar a formar bolhas nas laterais da panela. Em uma tigela média, bata os ovos levemente com um fouet. Retire o leite do fogo e derrame sobre os ovos aos poucos, mexendo sempre para evitar que cozinhem. Junte o chocolate e mexa até derretê-lo completamente. Jogue essa mistura na sua forma/potinhos onde vai cozinhar o pudim. Leve ao forno (em banho-maria) por 30-40 minutos ou até que o pudim fique firme (não asse demais, cuidado).
Retire do forno e deixe esfriando antes de colocar na geladeira/freezer. Depois desse tempo, coloque na geladeira/freezer por 3-4 horas (é até bom fazer de um dia para o outro, para poder gelar bem).

Caramelo:
  • 1/2 xícara (120ml) de água quente/fervente
  •  1 xícara (200g) de açúcar refinado (dá pra usar açúcar cristal também, que serve especificamente pra caldas)
Em uma panela (ou, como eu faço para poupar panelas, direto na forma em que se vai assar o pudim), coloque a água (é bom que ela esteja quente, para poupar tempo, mas a água pode ser gelada também) e salpique o açúcar por cima. Leve ao fogo médio, mexendo bem até dissolver o açúcar. Depois disso, deixe no fogo (não precisa ficar mexendo todo o tempo) até formar um caramelo de tom médio (não gosto de deixar bem escuro, fica com gosto ruim. Deixe ele bem médio, com aquela cor bonita de caramelo). Caso tenha feito em outra panela, ainda quente, coloque o caramelo na forma/forminhas que for usar. Caso tenha feito direto na forma, apenas gire-a, para espalhar o caramelo nas laterais.


Restou alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Alguma crítica? Comente! Em breve, farei um sorteio no blog. Fiquem ligados!

0 comentários:

Postar um comentário